Chá de camomila



Camomila
Matricaria chamomilla L
Camomila-alemã, camomila-dos-alemães,
camomila-vulgar, matricária
COMPOSTAS

Entre as diversas plantas vulgarmente chamadas de camomila, e como tal utili­zadas na farmacopéia doméstica, são possí­veis inúmeras confusões. Estas confusões não têm conseqüências graves, se bem que a camomila real seja mais ativa que suas afins, razão por que seria lamentável substituí-la por outra. É fácil distingui-la devido a três características: as lígulas brancas dos capítulos curvam-se para baixo no final da floração; o receptáculo é cônico, oco e desprovido de brácteas entre as flores; e por último, as folhas são recortadas em finas lacínias. Muito divul­gada em algumas regiões da Europa, é uma planta de searas, acostamentos e terrenos bal­dios. Na Grécia, a camomila florescia abun­dantemente, distinguindo-se desde a Antigüi­dade pelo seu aroma. É curioso verificar que as descobertas empíricas de Dioscorides sobre a ação emenagoga desta pequena camomila foram confirmadas 19 séculos mais tarde.
X Só ingerir entre as refeições.
HÁB1TAT: Comum na Europa; campos, terrenos baldios, acostamentos, searas, campos cultivados; até 160 m.
IDENTIFICAÇÃO: De 20 a 50 cm de altura. Anual, caule glabro, ereto, muito ramificado; folhas verdes, bipenatissectas, em delicadas lacínias lineares, lisas na página superior; flores brancas, amarelas no centro, em capítulos pedunculados, tubulosos no centro e ligulados na periferia, sobre um receptácu-
lo cônico e oco; aquênio arqueado e pequeno, com 5 costas e encimado por uma coroa escariosa. Cheiro aromático e penetrante. USOS & PROPRIEDADES: O chá de camomila é muito popular no Brasil por seus efeitos sedativos, antiespasmódicos e emenagogos. A infusão é preparada com os capítulos e tem também ação antiálgica, antiinflamatória, anti-séptica, eupéptica e tônica.

Nenhum comentário: