Quando as relações religiosas vão parar na justiça

Dia desses chegou as minhas mãos,uma revista da CDL, Camara de dirigentes lojistas de Niteroi, e um artigo muito bem escrito me chamou a atenção, primeiro o titulo e depois, claro, o texto que me entristeceu sobremaneira e me deixou preocupada. Como tem sido nosso testemunho como cristãos ,como sal da terra e luz do mundo?
E me veio a mente um texto da palavra de Deus, que nos traz orientação pra essa situação e pra muitas outras situações (I corintios 6:1-7).
Abaixo trancrevi o artigo:
"Se há vinte anos eu escrevesse sobre o tema que vamos abordar nessa edição, certamente alguns duvidariam da minha sanidade mental. Discussão juridica em torno da relação de um sacerdote com sua instituição religiosa certamente pareceria loucura, ou , na melhor das hipoteses, perda de tempo.
mas é isso mesmo, loucuras andam acontecendo. Não são poucas as vezes que a justiça tem que se pronunciar a respeito da natureza da relação que une o sacerdote de determinado credo e suas respectivas congregações.
Reclamações trabalhistas em que o " Ministro" requer todos os direitos oriundos de uma relação de emprego convencional. Ações indenizatórias onde o religioso postula reparação poe danos decorrentes do tempo em que se dedicou a propagação de sua fé. Tudo isso é muito mais comum do que nós pobres pecadores, podemos imaginar.
Já vimos até mesmo casos de fieis arrependidos de terem ofertado donativos ou quantias em dinheiro buscarem o judiciario para se verem restituídos daquilo que deram espontaneamente.
Quanto as indenizações trabalhistas a jurisprudencia na sua maioria entende que não se pode dar carater empregatício a relação do sacerdote com a instituição religiosa na qual exerceu o seu oficio ministerial, sobretudo porque o que atrai os pastores, padres,sacerdotes , e demais religiosos a determinados grupos é o seu desejo de contribuir com a propagação do credo que abraçou, e, evidentemente, ninguem faz isso por interesses econômicos ou para firmar vinculos de natureza juridica.........................................
Foi-se o tempo em que as relações religiosas no Brasil eram pacíficas e o Estado, laico que é, não se envolvia com questões atinentes ao "Reino dos Céus". Certo é que cada vez mais o poder judiciárioé convocado para dar solução a litígios dessa natureza, cabendo a nós, nem tão piedosos assim, pedir apoio Divino para suportar testemunhar essas e outras maluquices."
Fonte: Revista lojista
Alexandre Pereira de Andrade
consultor Jurídico-CDL Niteroi

http://sogrita.blogspot.com
nesiapires@gmail.com

8 comentários:

luz-em-flor disse...

Nesia, que legal o seu blog!!!
Querida, tem brinde p vc em meu blog na página inicial. Me avisa depois q pegar. Beijão!

Mary Help disse...

Minha querida, vim retribuir sua visitinha e deixar meu carinho e que vc tenha uma ótima semaninha, bjux no seu coração, Mary Help!!!

Ao toque do amor disse...

OI, flor...
Fico feliz por voce se lembrar de mim... mas no dia 23/4 eu peguei o teu selinho, te enviei um te parabenizando e também enviei o selo melhores blogs da cristandade.
Ah... tambem te enviei um mimo que fiz com o teu nome... é só procurar seu nome, ele ainda está te esperando...
bjus e bom dia!

Adriana Rangel disse...

Ola Nesia! como vc esta? e a creuza? voltou para MInas?
Adorei ter estado com vcs ! Vamos marcar outras vezes.
Olha, na campanha que comeca quinta, meu esposo estara pregando..se puder va!
Bjos

Edimar Suely disse...

A paz!

Amei seu post. Há muito tempo, o cristão deixou de ser sal do mundo
(infelizmente); e somos culpados disso, por nos calarmos com tanto o que vemos de errado em nosso meio.

Graça e paz!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Maga disse...

Oi, Anjo!

Vim agradecer e retribuir a tua gentil visita!
E te oferecer, meu award, selo Felicitaçao e selo do dia das Maes.
Estao na sala dos presentes, ta?
Te desejo uma noite tranquila e um belo amanhecer para um dia cheio de bençaos!
Bjs de Luz na tua Alma!

Andréia Gimenez disse...

Passando pra te deixar um super beijo e desejar que vc tenha uma super tarde!!! Beijos da Déia!!!

disse...

Linda, saudades!!! Não desisto de vc, não... me add como seguidora aqui (http://butterflyle.blogspot.com/) apesar de vc ter deixado recado, não te tenho como seguidora aqui e sim no blog que estou excluindo aos poucos, apesar do mesmo nome eu tava comproblemas com postagens nele.... Bjssssssss