Quando as relações religiosas vão parar na justiça

Dia desses chegou as minhas mãos,uma revista da CDL, Camara de dirigentes lojistas de Niteroi, e um artigo muito bem escrito me chamou a atenção, primeiro o titulo e depois, claro, o texto que me entristeceu sobremaneira e me deixou preocupada. Como tem sido nosso testemunho como cristãos ,como sal da terra e luz do mundo?
E me veio a mente um texto da palavra de Deus, que nos traz orientação pra essa situação e pra muitas outras situações (I corintios 6:1-7).
Abaixo trancrevi o artigo:
"Se há vinte anos eu escrevesse sobre o tema que vamos abordar nessa edição, certamente alguns duvidariam da minha sanidade mental. Discussão juridica em torno da relação de um sacerdote com sua instituição religiosa certamente pareceria loucura, ou , na melhor das hipoteses, perda de tempo.
mas é isso mesmo, loucuras andam acontecendo. Não são poucas as vezes que a justiça tem que se pronunciar a respeito da natureza da relação que une o sacerdote de determinado credo e suas respectivas congregações.
Reclamações trabalhistas em que o " Ministro" requer todos os direitos oriundos de uma relação de emprego convencional. Ações indenizatórias onde o religioso postula reparação poe danos decorrentes do tempo em que se dedicou a propagação de sua fé. Tudo isso é muito mais comum do que nós pobres pecadores, podemos imaginar.
Já vimos até mesmo casos de fieis arrependidos de terem ofertado donativos ou quantias em dinheiro buscarem o judiciario para se verem restituídos daquilo que deram espontaneamente.
Quanto as indenizações trabalhistas a jurisprudencia na sua maioria entende que não se pode dar carater empregatício a relação do sacerdote com a instituição religiosa na qual exerceu o seu oficio ministerial, sobretudo porque o que atrai os pastores, padres,sacerdotes , e demais religiosos a determinados grupos é o seu desejo de contribuir com a propagação do credo que abraçou, e, evidentemente, ninguem faz isso por interesses econômicos ou para firmar vinculos de natureza juridica.........................................
Foi-se o tempo em que as relações religiosas no Brasil eram pacíficas e o Estado, laico que é, não se envolvia com questões atinentes ao "Reino dos Céus". Certo é que cada vez mais o poder judiciárioé convocado para dar solução a litígios dessa natureza, cabendo a nós, nem tão piedosos assim, pedir apoio Divino para suportar testemunhar essas e outras maluquices."
Fonte: Revista lojista
Alexandre Pereira de Andrade
consultor Jurídico-CDL Niteroi

http://sogrita.blogspot.com
nesiapires@gmail.com

8 comentários:

Anônimo disse...

Nesia, que legal o seu blog!!!
Querida, tem brinde p vc em meu blog na página inicial. Me avisa depois q pegar. Beijão!

Mary Help disse...

Minha querida, vim retribuir sua visitinha e deixar meu carinho e que vc tenha uma ótima semaninha, bjux no seu coração, Mary Help!!!

Sandra Veneziani disse...

OI, flor...
Fico feliz por voce se lembrar de mim... mas no dia 23/4 eu peguei o teu selinho, te enviei um te parabenizando e também enviei o selo melhores blogs da cristandade.
Ah... tambem te enviei um mimo que fiz com o teu nome... é só procurar seu nome, ele ainda está te esperando...
bjus e bom dia!

Adriana Rangel disse...

Ola Nesia! como vc esta? e a creuza? voltou para MInas?
Adorei ter estado com vcs ! Vamos marcar outras vezes.
Olha, na campanha que comeca quinta, meu esposo estara pregando..se puder va!
Bjos

EDIMAR SUELY disse...

A paz!

Amei seu post. Há muito tempo, o cristão deixou de ser sal do mundo
(infelizmente); e somos culpados disso, por nos calarmos com tanto o que vemos de errado em nosso meio.

Graça e paz!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Maga disse...

Oi, Anjo!

Vim agradecer e retribuir a tua gentil visita!
E te oferecer, meu award, selo Felicitaçao e selo do dia das Maes.
Estao na sala dos presentes, ta?
Te desejo uma noite tranquila e um belo amanhecer para um dia cheio de bençaos!
Bjs de Luz na tua Alma!

Anônimo disse...

Passando pra te deixar um super beijo e desejar que vc tenha uma super tarde!!! Beijos da Déia!!!

disse...

Linda, saudades!!! Não desisto de vc, não... me add como seguidora aqui (http://butterflyle.blogspot.com/) apesar de vc ter deixado recado, não te tenho como seguidora aqui e sim no blog que estou excluindo aos poucos, apesar do mesmo nome eu tava comproblemas com postagens nele.... Bjssssssss